sexta-feira, 2 de novembro de 2012

13 horas com mabecos – Parte II


No segunda noite de observação de mabecos, não se passou grande coisa, eles tinham caçado um gnu adulto nessa manhã e então limitaram-se a ficar a dormir a noite quase toda. No início da noite houve um grupo de umas 4 hienas que se aproximaram e então os mabecos limitaram-se a deitarem-se todos juntos uns metros mais à frente de forma a não serem incomodados pelas hienas. Nada digno de excitante nessa noite não fosse a trovoada monumental...

Metido num carro sozinho na planície e a toda a minha volta relâmpagos brutais, à minha frente, à esquerda, à direita, atrás de mim... clarões por todo o lado, uns atrás dos outros e a trovoada deu origem a uma chuvada que começou às 20h e durou até às 3 da manhã, a trovoada aproximou-se e para além dos relâmpagos já se ouviam os trovões, mais e mais perto... devo dizer que a ideia do carro ser atingido por um raio me passou pela cabeça, mas parece que como o carro tem pneus de borracha, está isolado da terra e por isso não há perigo disso acontecer, o perigo está em sair do carro... coisa que não fiz.

Nessa noite utilizei outro carro, o carro do Zambian Carnivore Program (eu e os tipos do ZCP vamos alternando quem fica com os cães à noite) , que tem uma capota com infiltrações... eu só desejava que parasse de chover! Caíam gotas de água nos dois bancos da frente e um bocado na parte de trás. Levei um cobertor, porque as noites andam a arrefecer, mas a sensação de estar a dormitar enrolado no cobertor e de vez em quando cairem-me pingas de água na cara era horrível. Ainda passei algum tempo em que me limitava a agarrar em dois copos para amparar as gotas que teimavam em cair dentro do carro... mas às tantas os meus ombros cederam e deixei-me disso. Só queria que a chuva parasse... Quando por fim parou, passado cerca de uma hora, heis que os cães acordaram, espreguiçaram-se, cumprimentaram-se, brincaram um bocado e começaram a andar para Norte. Bem estava na altura de eu despertar também e começar a segui-los, passado duas horas heis que chegou a equipa da BBC e pude ir finalmente dormir, para variar só adormeci às 8h da manhã.

Mabeco

BBC em acção

Nessa mesma tarde, curiosamente estava bastante acordado, talvez por a noite ter sido bastante calma e por ter acordado só ao meio-dia, e decidi ir com o pessoal da BBC para as filmagens dessa tarde.
Foi o melhor que fiz, porque nessa mesma tarde presenciámos uma caçada ao gnu, desde o início em que os cães começaram a correr que nem desvairados até à morte lenta do gnu... e quando digo lenta, digo mesmo lenta... que cena mais macabra. Os mabecos não matam a presa e depois comem-na, não, estes meninos cansam a presa, massacram-na com “dentadinhas” aqui e ali, até que esta acaba por cair, aí eles começam a comê-la viva, até que esta acaba por morrer... é muito menos bonito do que na televisão e a sensação de ouvir o gnu a gemer e a grunhir enquanto os cães já lhe arrancam bocados de carne por debaixo da pele é assustadora.
A morte do artista

Por isso já sabem, quando sair o documentário da BBC vão ter uma cena de mabecos a comerem um gnu com o por do sol como pano de fundo. Pena que nesta fase a minha máquina já estivesse sem bateria...

Blue waxbill

Sem comentários:

Enviar um comentário