quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Hoje o dia não podia ter começado da pior forma...
Eu já sabia que hoje se iam fazer as mudanças para um novo escritório, mas... "Artur, levanta-te que os homens querem levar a cama!" Wow! O quê? levanto-me de rompante, visto-me, nem tempo tenho de lavar a cara, só de colocar tudo na mala o mais depressa que consegui e quando dou por isso já estavam três tipos no quarto a desfazerem-me a cama e a levar tudo da casa para os carros.
Ainda não me tinha recomposto do acordar relâmpago quando "Artur, temos que ir ter com a Violet para tratar do visto", bolas, só tive tempo de por uma banana no bucho, dois copos de leite quase de "shot" e ala que se faz tarde.

Não é preciso dizer que estava mesmo mal humorado, isto de me despachar a correr de manhã não é para mim. preciso de me levantar da cama com calma, tomar o pequeno-almoço tranquilamente e beber um g'anda café para me preparar para enfrentar o mundo.

Não tive outro remédio, senão de ainda com remelas nos olhos a tentar perceber o que é que me tinha acontecido, ir acordando à medida que as coisas iam acontecendo.
Com tanta pressa, parte da minha comida ficara no escritório antigo: leite, cereais, carne picada e umas chamuças vegetarianas. Lá fomos nós buscar aquilo tudo (espero que não se tenha estragado nada), compar um cartão de telemóvel e tratar do visto.

Aqui no novo escritório, que na verdade é uma vivendinha bem simpática entre muros altos e arame electrificado, tudo está ainda ao molho, em caixotes, no chão... como é que eu vou fazer o almoço se nem me consigo mexer na cozinha? está tudo uma bagunça! Antes de ter tempo de saber o que fazer "Não te preocupes vens almoçar comigo" disparou o Fred enquanto falava ao telemóvel e lá fomos nós almoçar com mais dois amigos dele num restaurante onde pela primeira vez comi comida tradicional da Zâmbia: chima, uma papa de farinha de milho bem espessa que é acompanhada com feijão, legumes vários e porco, vaca, frango ou peixe.

Novo escritório em Lusaka
Vedação à prova de bandido
Escolho o peixe, boa escolha, a comida tinha óptimo aspecto e o restaurante era bem simpático. Ia-se buscar a comida ao estilo self-service e depois comíamos numas mesas no jardim. Nisto tudo, só faltavam os talheres, só me apercebi do porquê quando me dizem que tinha que ir ali a um balde lavar as mãos porque aquilo se come à mão. Bem sabem como é, quando em Roma... Ao início estava todo delicadinho a comer, mas lá para o fim já estava a comer à "true zambian style" segundo o Fred.
Findo o almoço volto para o escritório e durmo uma sesta... Ah! parece que as coisas estão a ganhar forma!

P.S. 1 - É verdade, se tiver uma diarreia nos próximos dias já sabem do que foi...



o meu quartito aqui em Lusaka para hoje amanhã
P.S. 2 - Hoje vi o homem dos gelados aqui do sítio a passar na rua e tive imensa pena de não ter comigo a máquina fotográfica. Era uma bicicleta triciclo com uma caixa de metal pintada de branco e acoplada à bicicleta que tinha escrito à mão "Ice Cream". Para se fazer notar o homem tinha consigo um badalo gigante que ia chocalhando de vez em quando.

1 comentário:

  1. Primo ja vi que a tua aventura começou em grande :) a casa parece bem simpática, mas essa historia de comer com as mãos é mesmo o espírito da Jungle :P Diverte-te zambiano :D

    ResponderEliminar