quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Finalmente sento-me para escrever.

Apanhando o avião em Lisboa para o Dubai as coisas não podiam ter corrido melhor: lugar confortável, bons filmes para ver, boa comida, uma viagem impecável!
Chegando ao Dubai, com a diferença horária já eram 4:30, temperatura: 35ºC (!!), no entanto, a sensação de ter acabado de entrar numa estufa foi bastante breve, depressa entrei no aeroporto, ainda fresco que nem uma alface faço dois telefonemas, um para os pais e outro para a Sara, mais conversa menos conversa, desligo e lá vem uma mensagem automática a informar que o meu saldo era inferior a 10€, antes disso era de 20 e tal... é só fazer as contas... mas pronto "que se lixe" pensei, afinal estava no Dubai e só no início desta saga que aí vem.

Estando no aeroporto depressa me apercebo de várias coisas:

  1. Faltam 5 horas para o meu voo;
  2. O aeroporto é enorme e um autêntico centro comercial, lojas por todo o lado, desde as lojas básicas de souveniers até lojas onde se paga para fazer umas sonecas. Eram 4:30 da manhã mas ninguém diria, pareciam 5 da tarde, tudo aberto e imensa gente de um lado para o outro. Muitas delas não estavam a andar... estavam simplesmente a dormir no chão, em cadeiras, deitados, sentados...
  3. Está um frio de rachar, 35ºC lá fora mas um frio horrível lá dentro. Viva o petróleo! Ridículo...
  4. Já vi todas as lojas que havia para ver;
  5. Ainda faltam 3 horas para o meu voo e já estou a ficar mesmo cansado;
  6. E claro.... com frio!
Não consigo pregar olho no aeroporto, mas finalmente  lá vou eu embarcar para Lusaka. Desta vez o avião não é tão fixe, um frio de rachar, o sistema de video uma bosta, tal como o meu lugar e ao meu lado um chinês de ar débil e doente com a namorada que de vez em quando lhe dava umas palmadinhas nas costas para garantir que ele se mantinha vivo... digo eu não sei. 
Viagem horrível, a tremer de frio e só dormindo umas míseras 3 horas chegamos finalmente ao destino: Lusaka. Só de pensar que na rua iria estar um pouco mais quente fiquei logo todo contente!
Chegando lá, tinha primeiro que tudo passar no posto da imigração. À minha frente tenho 2 turcos com ar de Mario Brothers e uns 15 chineses, também eles com um ar feio, sujo e doente. Finalmente lá carimbei o passaporte e com as minhas malas lá fui eu. À saída dei de caras com um tipo gorducho bem disposto e de riso fácil (Fred) que tinha na mão um papel a dizer "Artur Santos - African Parks" e lá fomos nós até ao escritório aqui em Lusaka, mais tarde apareceu a Raquel (park manager do parque para onde vou), conversámos um bocado e fomos para uma reunião com dois dos big bosses da organização. Ah pois, aterrei mesmo de para-quedas naquela reunião... resultado: experimentei a cerveja local (Mozi, até é bastante boa), comi de borla e ainda rapei mais frio do que até então, porque como estava calor... a reunião e o jantar foi todo na esplanada do hotel.
Estava tão cansado  que quase nem dizia nada, chegando à cama ás 22:30 adormeci como um bebé! 

Hoje o dia foi bastante mole a aborrecido: burocracias, papéis, mais papéis e umas compritas no supermercado.
As coisas aqui são um bocado mais caras do que esperava, o azeite é um luxo (12€ uma garrafita de 0,75L). 
Entretanto ainda não tive paciência nem vontade de tirar fotos quase nenhumas. A cidade é estranha... um misto entre uma cidade banal europeia, com casas com muros altos, arame farpado, guardas à porta, polícias de farda militar com metralhadoras ás costas... enfim, nada que valha a pena. Mas também, ninguém vem a África pelas cidades e muito menos foi esse o meu objectivo!

Claro que o resultado de tanto frio e cansaço de ontem só podia ser eu hoje estar a sentir-me engripado... mas sempre deu para pôr a escrita em dia.
Sinto que  isto ainda não começou, acho que só quando for para Kalabo no sábado é que tudo começará a ganhar forma, quanto mais não seja porque me vou finalmente instalar e a aventura vai começar nem que não seja por levar uma das pick-ups para lá: 10horas a conduzir pela esquerda e em estradas de terra!

Até lá é aguardar...



Sem comentários:

Enviar um comentário