sábado, 29 de setembro de 2012

Conservação?


Muito tenho pensado nestes últimos dias sobre a conservação da natureza em África. Na verdade tenho pensado tanto que até me custa escrever sobre isso, na minha cabeça há uma data de ideias soltas que tentar sintetizá-las a todas num texto inteligível não é nada fácil...

família de hienas a relaxar ao sol

Sempre fui (e ainda sou, calma pessoal!) um amante da natureza, daí ter o desejo de trabalhar em conservação tanto em Portugal como aqui em África. No entanto os paradigmas são tão diferentes que nem sei por onde começar...

Talvez devesse começar pelo carinho que ando a ganhar pelas gentes daqui e a aversão que começo a sentir pelos brancos endinheirados que por aqui andam... Na verdade tudo se resume a isso: brancos endinheirados Vs gentes locais.

Claro que de certeza que isto não se passa exclusivamente em África, o panorama não deve ser assim tão diferente na América do Sul, Sudoeste Asiático e ilhas várias na oceania e por esses mares tropicais fora. Mas é em África que eu estou e por isso é sobre África que me debruço.

O que ando a sentir aqui é que existe a apropriação do espaço e dos direitos sobre a terra por parte de organizações em nome da conservação da natureza. Claro que para conservar é necessário algumas regras, limites, imposições, mas... as pessoas que aqui andam sempre viveram desta terra, com estes animais, a terra é delas não? Não... pelos vistos não. Aqui pelos vistos, as pessoas não podem erguer vedações de paus à volta das suas colheitas, mas os brancos podem erguer uma vedação electrificada à volta de uma pista de aterragem com 1,5 Km de comprimento... são estas merdas que me andam a irritar. Parece que especialmente aqui em África a conservação é feita, com o principal objectivo de lucrar com as visitas de brancos ricos dispostos a pagar 600$/pessoa/noite como alguns casos... e claro esses podem fazer tudo... os dólares deles compram tudo...

Começo a achar que há alguma podridão à volta da conservação neste continente... afinal de contas, uma pessoa preocupar-se com a conservação da natureza é um luxo. Sem comida, água, luz, saúde, como é que estas pessoas se vão preocupar com a conservação? Mas depois vêm os dolares americanos, europeus, sul-africanos impor ainda mais restrições... faz-me confusão, a sério que faz. Sim eu sei, teoricamente através do turismo da natureza, a conservação pode ajudar a enriquecer o país e as comunidades locias, mas é só teoricamente, pelo menos aqui. Ás vezes penso que África é quase como um Zoo para os ocidentais... Já muito tinha ouvido falar sobre este assunto, mas senti-lo é outra coisa. A conservação da natureza em áfrica é feita por brancos para brancos.


Cada vez mais acho que a conservação só faz sentido quando se tem a população do nosso lado. Conservação não só da natureza mas também das economias locais e das pessoas, acompanhado de um grande esforço e investimento na parte da sensibilização ambiental, de outra forma, a longo prazo nunca irá ser uma ceonservação bem sucedida a longo prazo.

Por exemplo, uma pessoa rouba. O que é que será mais eficaz? Dar-lhe com um pau nas costas e prende-la, ou explicar-lhe que roubar é mau e dar-lhe as ferramentas necessárias para não ter necessidade de roubar? Parece que aqui em África é mais fácil e simples dar com o pau nas costas...

Não quero dizer com isto que não faça sentido conservar e que todos os brancos que por aqui andam são assim, é só uma reflexão, mas é algo que me faz sentir um bocado mal... Sinto-me quase como o tipo do dança com lobos que inicialmente combatia os índios e depois junta-se aos índios contra os cowboys... quem diz dança com lobos, diz pocahontas, último samurai ou avatar... a fórmula é a mesma, mas funciona não é? E pelos vistos não é assim tão descabido...




1 comentário:

  1. Revola-te Dunbar.. Também tenho umas ideias desse tipo a circular na minha cabeça em relação ao ensino do inglês na Tilândia.
    Um abraço! Estou contigo.

    ResponderEliminar