sábado, 29 de setembro de 2012

Introdução tardia


Porquê fazer uma introdução passados dois meses? Bem, era algo que já tinha pensado que devia fazer, mas a perguiça de escrever fez com que esta tarefa fosse constantemente adiada. Aproveito este fim de semana de descanso aqui em Kalabo para o fazer.

A ideia de fazer voluntariado, num local como África, América do Sul ou Ásia, há muito que me andava a atormentar o espírito. Queria fazer, mas não sabia muito bem quando, onde, como, com quem... Podia não ser voluntariado, na verdade podia ser qualquer coisa, mais do que querer fazer voluntariado ou trabalhar, o que eu procurava mesmo era a experiência de estar num destes sítios durante algum tempo, viver no mato!
Com o estágio na LPN a terminar e sem propostas de continuidade, comecei a fazer contactos. Porque não a Gorongosa em Moçambique? Pareceu-me bem! Enviei um mail, assunto: quero ir, fazer seja lá o que for. A resposta foi positiva, mas... “podes vir quando quiseres, desde que com financiamento próprio”. “Ok fixe, eles pareceram gostar de mim, mas onde é que eu vou arranjar financiamento?” 

Daí decidi ir falar com um professor da FCUL que apesar de não o conhecer pessoalmente sabia que a linha de investigação dele era na onde do que eu queria fazer e com tantos projectos além fronteiras, era concerteza a pessoa indicada para me aconselhar. Mais uma vez, enviei um mail: “não me conhce, mas acho que  é a pessoa indicada para discutir consigo uma série de coisas”, mais uma vez a resposta foi positiva “ Ok, aparece no meu gabinete dia X às X horas”. Após alguma conversa disse-me que era algo complicado arranjar financiamento para ir para a Gorongosa nessa altura, que talvez só no ano seguinte e que era preciso muito dinheiro uma vez que precisava de pagar tudo: casa, gasóleo, comida, etc etc... mas heis que após alguma refelxão “pah, mas se queres mesmo ir para África, há uma organização chamada African Parks que de certeza que te aceita como voluntário”.

Nesse mesmo dia cheguei a casa e decidi enviar um mail como sugerido: uma carta de motivação com o CV em anexo. O destino não importava, o que importava era ir: candidatei-me para 3 parques, Odzala na República Democrática do Congo, Garamba no Congo e Liuwa Plain na Zâmbia. A resposta não poderia ter sido mais rápida e inesperada, no dia seguinte já tinha uma resposta: “Ok! Se quiseres vir para Liuwa Plain serás bem vindo!”. E pronto... a partir daí foi só acertar agulhas e arriscar.

Entretanto a proposta da LPN já tinha chegado e já estava de novo no Programa Lince, mas o comboio de África já estava em andamento... já não havia nada a fazer, não podia deixar passar esta oportunidade. O resto já vocês sabem...

Sem comentários:

Enviar um comentário