sábado, 1 de setembro de 2012

Semana calma e sexta feira...


Depois de uma semana agitada no campo, seguiu-se uma semana bastante calma, desta vez no escritório.

De 2ª a 5ª feira, os dias passaram-se no escritório de volta da tarefa de tentar arranjar a base de dados de informação geográfica aqui do parque. Grande caos! Há ficheiros espalhados por inúmeras pastas, ficheiros repetidos com nomes diferentes, em pastas diferentes... a ideia é criar um sistema simples, funcional e eliminar tudo o que seja informação repetida. Uma tarefa que não é nada emocionante mas que é necessária. E aqui estou eu para isso, portanto,  quatro dias do mais calmo que pode haver: acordar cedo, ir para o escritrio, almoçar, escritório, casa, jantar, filme, dormir.

lua cheia em Kalabo

Quarta feira chegou o pessoal da Dogs for Conservation, vão andar durante 3 semanas no parque a fazer detecção de dejectos de alguns carnívoros em áreas menos exploradas. Com sorte hei de me juntar a eles durante uma semana e aprender mais sobre a detecção de dejectos com cães.

Sexta feira: o dia menos igual da semana. Desta vez foi necessário ir ao parque (finalmente!) com um dos “parques de campismo” do parque em manutenção, foi necessário transportar algum material, ver das leoas, alimenta-las e repôr a água.

Chegando a Matamenene deparámo-nos com uma má notícia: a chita morreu... sim, a chita da fotografia da semana passada, essa mesmo. Morreu... era uma chita que estava marcada com uma coleira e a coleira foi encontrada por um dos rangers, numas ervas ensanguentadas... vestígios? A coleira, sangue, pelo de chita, um bocado de um osso... perto deste cenário, bem marcadas na areia branca, pegadas de chita e de hiena... não havia dúvidas, a chita foi caçada por hienas... a sensação não podia ser mais estranha... na televisão o impacto é tão diferente... “ a chita? aquela que há dias eu vi? que tirei fotografias?”. Como as coisas ainda podem piorar, fiquei a saber que a chita tinha uma ninhada de 3 criaturas que não deviam ter mais que dois meses... será que as hienas também limparam as crias? Fomos ver e não, lá estavam elas...

orfão

O que fazer? Após muitos telefonemas e opiniões contrárias, chegou a decisão: não há nada a fazer... é deixar a Natureza seguir o seu rumo... não foi uma decisão nada fácil.

2 comentários:

  1. oh primo essa perda da chita não veio nada a calhar... estava tudo a correr tão bem. imaginar que essas pequenas vão ficar á toa.. cuidem delas e se possível envia uma para nós :) beijinhos e continuação do bom trabalho :D

    ResponderEliminar
  2. Olá Miguel!
    Como vais por aí,tudo bem ? Espero que esteja tudo ok.Nós estamos bem.
    Quer dizer depois de uma semana calma,tiveste uma triste notícia,a vida dos animais é mesmo assim. Se eu já não gostava de hienas passei a gostar menos ainda, são bichos horríveis.É uma pena não haver um departamento na rectaguarda que tome conta dos animais abandonados ou como esses que ficaram órfãos, quando fossem maiores iriam se adaptando ao seu habitat. Assim ficam entregue a sorte sujeitos a desaparecerem como a mãe.Depois podem ficar em vias de extinção. Bom por agora não te maço mais como meu palavreado. Beijinhos e abraços de todos nós. Até um dia destes.

    ResponderEliminar