terça-feira, 18 de setembro de 2012

Mais uma semana passada em Matamanene.
Mais uma semana sem comunicações, daí as entradas no blogue estarem a ser tão esporádicas. É o que há meus amigos, isto de andar no mato tem destas coisas... Ok eu sei, há um spot com internet no parque, mas é uma coisa muito especial, pois o sinal que se apanha é muito muito fraquinho e só ao fim do dia/noite e quando não há vento... mais uma vez é como vos digo... é o que há! :)
Agora já estou em Kalabo, regresssei ontem ao fim do dia, e amanhã ou 5ª já volto outra vez para o mato. Mais uma semana sem comunicações.

Águia pesqueira africana e grous coroados

No outro dia em Matamenene faltou a luz. Sim, porque entre outras coisas a luz é um bem precioso. Temos um gerador e três painéis solares que alimentam uma bateria de 12 baterias. Mas para computadores, luz, frigorífico os painéis são insuficientes e a gasolina para o gerador tem que ser bem racionada... ou seja, ligo o frigorífico umas 2 horas por dia e já vai com sorte! Mas pronto, como vos estava a dizer faltou a luz à noite. E eu pensei, "Epah, não vale a pena ligar o gerador agora, fica para amanhã, tenho bateria no portátil, vou ver um episódio de uma série e vou dormir", esta era a minha ideia inicial, mas sem luz, a única fonte de luz em casa era o ecrã do computador e este estava constantemente a ser bombardeado por toda a espécie de insectos voadores possíveis e imaginários, o computador e a minha cabeça está claro. Desisti. "Vou mas é dormir..." Chego ao quarto e reparo na minha rede mosquiteira à volta da cama. "Que coisa fenomenal isto das redes mosquiteiras, tanto insecto à minha volta e eu aqui dentro estou em paz. Deito-me. Ainda com a lanterna ligada olho para cima e exactamente por cima da minha cara a uns dois palmos de distância vejo um aranhão gigante! "Epah que engraçado, a sacana da aranha usa isto como uma teia para apanhar os insectos que andam aí". Olho melhor: "Fogo! a sacana está do lado de dentro! ainda me cai na boca durante a noite!" (mais uma vez, "fogo" e "sacana" não são as palavras exactas) saio da cama e espeto uma chinelada valente na aranha... bem... e assim fui dormir descansado com a aranha agora desfeita em papa entre o meu chinelo e a rede.

No outro dia estava distraído ao computador quando oiço um barulho, era um sacana de um macaco de volta do frasco do café! eheheh!

De volta a Kalabo: os jacarandás já estão em flor! Até parece Lisboa!


1 comentário:

  1. Olá Miguel, Estou a adorar acompanhar as tuas aventuras. Quem me dera... Não há mais nada desde dia 18? Ou sou eu que não consigo encontrar? É pena que aquele cyber café não tenha melhor sinal para nos poderes contar mais coisas. Que bom que é ter sobrinhos viajantes que nos podem trazer noticias de onde não há crises. P. M. e m...que tais.
    Sabes, estou de momento a ler um Mia Couto " A confissão da Leoa" que me faz pensar várias vezes em como será por aí. Bom , mais ou menos. Daqui do Livramento um grande abraço para ti e...força nesses caçadores furtivos. Cuida te para seguires com as tuas crónicas de Liuwa.

    ResponderEliminar